quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rabo

RA.BO

"Olha para o teu rabo macaco." De Carminha, falando para Murici, em Avenida Brasil. Achei o texto forte e ao mesmo tempo autêntico. Muito bom.  

Rabo - Cauda. Nos peixes, répteis e insetos, extremidade do corpo oposta à cabeça. As nádegas, o traseiro, o bumbum.

Substantivo masculino
Em inglês: tail
Em espanhol: cola

4 comentários:

Unknown disse...

Dando uma de Herón:

O murici (Byrsonima crassifolia), também conhecido como muruci[1] murici-da-praia ou murici-do-brejo, é uma árvore da família Malpighiaceae, ordem Malpighiales, nativa do norte e nordeste do Brasil.
Características gerais: Sua altura média é de 6 a 16 m, suas folhas são simples, lisas, e atingem em torno de 13 cm. Suas flores são em forma de cachos amarelos, seu fruto é pequeno, em torno de 0,8 cm e em cacho. Quando maduro fica mais macio, porém continua de cor verde.
Suas sementes geralmente atingem o tamanho de 0,5 cm de comprimento, e são de um marrom-claro.
Esta árvore é freqüente nas regiões de terrenos úmidos, próximos a rios e lagoas. Não é conhecida a utilização em paisagismo, apesar de sua beleza, especialmente quando em floração. Existem outras espécies de murici, inclusive arbustos, e a característica de todas elas é o fruto pequeno e comestível, de sabor ácido.
Fruta nativa do Nordeste brasileiro, é encontrada em regiões serranas e próximas ao litoral. Já conhecida desde 1570 pelos indígenas como mureci. Hoje conhecida como murici, murixi, muruci e fruta de jacu. A cor amarela, quando madura, chama a atenção. Apesar do tamanho pequeno possui sabor e cheiro intensos e característicos, não se comparando a outro fruto. Pode ser usada na fabricação de sucos, doces, licores, geléias e sorvetes.

M. disse...

Existem pessoas que enrolam o rabo e sentam em cima. Conhece a expressão Heron?

Beijos e bom dia

Heron Xavier disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Margot, você salvou minha hora de almoço hoje kkkk! Já ouvi sim, mas nem me lembrava!

bjo!

Heron Xavier disse...

Edu!

Mandou muito bem hein! Pode continuar me ajudando hehehehe. Abraço meu caro!

Seguidores