terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Alerta

A. LER.TA


Recebi um e-mail importante, que compartilharei com vocês. Trata-se de um novo sinal que deve ser observado a uma pessoa que está sofrendo um acidente vascular cerebral (AVC), o derrame, doença que mata mais pessoas no Brasil do que infarto. Leia, é rapidinho:

Derrame: memorize as três primeiras letras...S.T.R - disse um neurologista que se levaram uma vítima de derrame nas três primeiras horas a um hospital, as chances de reversão dos efeitos do mesmo, são totais. Para tal, é preciso reconhecer os alertas que a vítima passa durante a crise.  

Alerta - atentamente, de sobreaviso. Atenção, cuidado. 

Advérbio. Interjeição.
Em inglês: alert
Em espanhol: alarma

Reconhecendo um derrame: muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, por esta falta de atenção, a vítima pode sofrer severa consequência cerebral. Para evitar estas sequelas, são necessários entender os sinais de alerta que a vítima expressa ao fazermos perguntas como:

S - Smile - peça a vítima para que sorria.
T - Talk - peça a ela que fale ou apenas diga uma frase bem simples (desde que coerente). Um exemplo: hoje o dia está ensolarado.
R - Rise your arms - peça para que levante ambos os braços.

Um novo para a constatação de um derrame está no L - língua. Peça a vítima para colocar a língua para fora. Caso esteja torcida e sair de um lado ou por outro, também é um sinal de derrame.

Assim, procure imediatamente um hospital ou entre em contato com o SAMU e descreva os sinais de alerta de derrame. Com conhecimento, evitam-se mortes ou sequelas para as vítimas desta doença, que ataca cada vez mais pessoas no país.   

Um comentário:

max. disse...

Incrivel sua inspiração a partir de uma palavra! O mais interessante é que enquanto eu lia o post, fui fazendo os mandos do S.T.R. (!)

Seguidores